Histórica emblemática Quinta 5 hectares, próximo de Sintra
Descrição
Esta deslumbrante Quinta tem sua história, iniciada em principios do Sec.XX.A propriedade de 5 hectares, é composta pelo Solar, que foi totalmente remodelada em 1967 pelo reputado Arq Vassalo Rosa, com 7 divisões habitáveis, de 2 pisos, com magníficos painéis de azulejos do Séc. XVIII, cozinha de grandes dimensões, sala de refeições e sala de estar com variados azulejos e tetos altos e ornamentados, 5 quartos e escritório. A área total é de 400 m2.
Na casa dos caseiros de 2 pisos com 2 alas, inclui no piso superior, 5 divisões assoalhadas, 2 cozinhas e 2 casas de banho.
No piso inferior, existe uma adega/forno, arrecadação para alfaias agrícolas e garagem para 4 carros.
Próximo da casa principal, existe ainda um Atelier com grande área de cozinha com chaminés emblemáticas de grandes dimensões.
Casa de animais e poço com tanque de água com mina. Logradouro e refrescante jardim com horta e lago para peixes.
A restante área da propriedade, rustica, tem inúmeras arvores e pinheiros, ladeados pela ribeira da Laje.
Muito boa exposição solar com vistas panorâmicas para toda a propriedade.
Esta propriedade fez parte do cenário do filme “A Culpa” de António Vitorino de Almeida (1981).
Quinta com muito boa localização, em zona muito calma, próximo de áreas comerciais e bons acessos rodoviários (IC 19, CREL e A16), próximo de Lisboa, Oeiras e Cascais.
Não se sabe ao certo como e quando nasceu a povoação de Rio de Mouro. Há notícias desta terra na Idade Média; documentos do século XV dão-nos conta de contratos de arrendamento de terrenos agrícolas propriedade de residentes em Rio de Mouro.
Na primeira metade do século XX, Rio de Mouro era uma pacata povoação do Concelho de Sintra conhecida como terra de boas águas e ótimos ares, que podia ainda caracterizar-se como uma freguesia rural com as suas quintas, as suas hortas, vinhas, olivais e pomares.